23 setembro, 2009

Capoeira para todos

CAPOEIRA: UM PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCATIVA E CULTURAL Transpor as barreiras do conhecimento para além das possibilidades corporais e intelectuais permite um reencontro das crianças e dos adolescentes com a história do seu país e com a sua própria história. Ao passo que no atual contexto de mundo globalizado, novas habilidades têm sido impostas ao ser humano, assim como, um bom entendimento do seu eu com o mundo e com o outro, não há dúvidas que, de forma sucinta e muito precisa a Arte da Capoeira é uma das atividades (prática e teórica) que mais se molda como suporte pedagógico às diferentes faixas etárias no processo de ensino e aprendizagem escolar, pois, é acreditando na escola como espaço de inclusão, que visualizamos nela uma base elementar para o resgate das nossas raízes e um espaço para o desenvolvimento do que antes era pura e simplesmente restrito ao “conhecimento comum”. Dentre as principais qualidades construídas e desenvolvidas na Capoeira, podem ser destacadas; • a autonomia e a criatividade; • a cooperação e a participação social que são despertadas na medida em que os alunos tomam consciência de que, na roda, todos são importantes, com a participação das palmas, daqueles que tocam e dos que cantam para harmonizar o jogo; • o desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação motora; • a lateralidade. • o ritmo, a partir da ginga até o canto combinado com as palmas e com o toque do instrumento; • a consciência da identidade brasileira baseada nos diferentes grupos étnicos e sociais que a compuseram; • o prazer em brincar e respeitar as regras das brincadeiras (responsabilidade); • o despertar da musicalidade. A expressão dos elementos acima citados se configura na roda de capoeira como um momento complexo, sua dinâmica os une e sinaliza para novas aprendizagens de modo nem sempre lineares. Por isso a espontaneidade que contém mostra claramente a dificuldade de defini-la objetivamente. Porém, essa imprevisibilidade é certamente a fonte que dá vazão a criatividade, a espontaneidade e conseqüentemente ao crescimento do ser humano. Ulisses Lima “Instrutor Osso Duro” Professor de educação Física (U.C.Sal.) Instrutor da Abadá – Capoeira Salvador - Bahia