23 setembro, 2009
Capoeira para todos
CAPOEIRA: UM PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCATIVA E CULTURAL
Transpor as barreiras do conhecimento para além das possibilidades corporais e intelectuais permite um reencontro das crianças e dos adolescentes com a história do seu país e com a sua própria história.
Ao passo que no atual contexto de mundo globalizado, novas habilidades têm sido impostas ao ser humano, assim como, um bom entendimento do seu eu com o mundo e com o outro, não há dúvidas que, de forma sucinta e muito precisa a Arte da Capoeira é uma das atividades (prática e teórica) que mais se molda como suporte pedagógico às diferentes faixas etárias no processo de ensino e aprendizagem escolar, pois, é acreditando na escola como espaço de inclusão, que visualizamos nela uma base elementar para o resgate das nossas raízes e um espaço para o desenvolvimento do que antes era pura e simplesmente restrito ao “conhecimento comum”.
Dentre as principais qualidades construídas e desenvolvidas na Capoeira, podem ser destacadas;
• a autonomia e a criatividade;
• a cooperação e a participação social que são despertadas na medida em que os alunos tomam consciência de que, na roda, todos são importantes, com a participação das palmas, daqueles que tocam e dos que cantam para harmonizar o jogo;
• o desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação motora;
• a lateralidade.
• o ritmo, a partir da ginga até o canto combinado com as palmas e com o toque do instrumento;
• a consciência da identidade brasileira baseada nos diferentes grupos étnicos e sociais que a compuseram;
• o prazer em brincar e respeitar as regras das brincadeiras (responsabilidade);
• o despertar da musicalidade.
A expressão dos elementos acima citados se configura na roda de capoeira como um momento complexo, sua dinâmica os une e sinaliza para novas aprendizagens de modo nem sempre lineares. Por isso a espontaneidade que contém mostra claramente a dificuldade de defini-la objetivamente.
Porém, essa imprevisibilidade é certamente a fonte que dá vazão a criatividade, a espontaneidade e conseqüentemente ao crescimento do ser humano.
Ulisses Lima “Instrutor Osso Duro”
Professor de educação Física (U.C.Sal.)
Instrutor da Abadá – Capoeira
Salvador - Bahia